Quais as funções de um Consultor Imobiliário?

"Encontrar um cliente comprador ou encontrar a casa certa é, a meu ver, o mais fácil. O verdadeiro trabalho de um consultor, a meu ver, começa precisamente aí."

Quando se começa a trabalhar nesta área o foco principal tende a ser a casa, a casa é o centro de tudo o que fazemos. Rapidamente percebi que quando o foco é a casa, o sucesso que temos como consultores pode ser bastante limitado e a satisfação dos clientes tende a baixar.

A meu ver, o ramo imobiliário pouco tem sobre casas, por muito controverso que possa parecer. Se pensarmos bem, a casa é apenas o que está a impedir um sonho de se realizar ou é o motor que nos permitirá realizá-lo. No entanto, a compra ou a venda de casa vem permitir-nos passar do ponto A para o ponto B. É nesta transição que o consultor imobiliário entra e, para isso, para além da casa, o mais importante é conhecer quais os planos de vida do cliente que estamos a ajudar, qual a sua motivação e quais as suas reais necessidades.

O cliente tem de estar, sem dúvida, no centro do negócio!

Vender uma casa nos tempos que correm não é difícil e muitas pessoas conseguem fazê-lo sem a ajuda de um consultor imobiliário. A questão é: o que é que eu como consultora imobiliária posso acrescentar ao processo? Ou então, o que é que eu, enquanto cliente, preciso neste processo? O que valorizo? Do que é que não prescindo?

Encontrar um cliente comprador ou encontrar a casa certa é, a meu ver, o mais fácil.

O verdadeiro trabalho de um consultor, a meu ver, começa precisamente aí. Para além de sermos a ponte que faz com que duas partes se encontrem, somos os facilitadores do processo.

Somos quem tem a habilidade de ouvir e compreender quando a meio do processo surgem dúvidas;

somos, quando existem essas dúvidas, os primeiros a sugerir soluções;

somos quando o cliente está a perder a fé, quem tem o dever de a manter e de os fazer acreditar que é possível, que desistir não é uma opção;

somos quem tem os contactos certos quando existe alguma irregularidade;

somos quem tem a resposta para as perguntas mais difíceis;

somos quem tem o dever de fazer parecer o processo simples e célere mesmo quando não o é.

Estas são, para além de ser uma ponte entre comprador e vendedor, algumas das funções dos elementos da Tribo.